Duvidas e Mitos
Curiosidades e evidências
Saiba os dados estáticos e evidências sobre saúde mental ao redor do mundo e no Brasil.
A saúde mental é uma das áreas mais negligenciadas da saúde pública.
Quase 1 bilhão de pessoas vivem com transtorno mental, 3 milhões de pessoas morrem todos os anos devido ao uso nocivo do álcool e uma pessoa morre a cada 40 segundos por suicídio.
Em 2015 mais de 700 mil jovens morreram por suicídio, foi a segunda maior causa de morte mundial entre os jovens, perdendo apenas para os acidentes de trânsito como a maior causa de morte entre jovens.
Os casos de depressão aumentaram 18,4% nos dez últimos anos no mundo. Atualmente estima – se que 4,4% da população mundial sofra de depressão. No Brasil estima – se que 5,8% da população sofra de depressão, esta evidência coloca nosso país em primeiro lugar na América Latina como mais prevalente nesse quesito.
Em países de baixa ou média renda mais 75% das pessoas com transtornos mentais por uso de substâncias, não recebem nenhum tipo de tratamento, e as políticas promovem ações punitivas que não auxiliam o usuário a sair dessa condição. Essas pessoas lidam diariamente com estigmas preconceitos e rótulos, por vezes passam a condição de morar na rua.
80% da população mundial é afetada pelo estresse. 400 milhões de pessoas são afetadas por transtornos mentais no mundo. 80% das pessoas afetadas transtornos mentais não buscam ajuda profissional.
Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS)
O cérebro não é imutável ele se repara e se modifica até mesmo sozinho.
A anatomia do cérebro é imutável ou irreparável?
Até o século XX acreditava – se que a anatomia cerebral era imutável, essa visão era compartilhada tanto pelo senso comum, como pela comunidade científica.
Após o desenvolvimento do cérebro adulto suas modificações se davam nas perdas degenerativas características do envelhecimento. Acreditava – se que o cérebro era irreparável, uma vez danificado o tecido cerebral suas perdas seriam definitivas.
Durante a Segunda guerra mundial havia uma demanda imensa de lidar com a reabilitação de diversos pacientes lesionados em diferentes graus de intensidade.
Evidências em amputados demonstrarão que essas alterações produziam uma reorganização plástica do sistema nervoso. Hoje existem demonstrações claras e consistentes da reorganização de mapas sensoriais através de manipulação sensorial e outras atividades neurais, portanto o cérebro não é imutável ou irreparável, ele possui uma grande capacidade de plasticidade neural.
Usamos 10% da nossa capacidade cerebral?
É verdade que usamos apenas 10% da nossa capacidade cerebral?
É mentira o encéfalo é uns dos órgãos mais complexos do corpo
humano e na verdade ele funciona como uma orquestra, “vários instrumentos
de diversas sonoridades e funções compõe essa grande sinfonia” que é a
cognição humana. Em atividades metacognitivas que exigem muito esforço
mental você pode usar mais de 70% das regiões encefálicas de uma única vez.
Psicoterapia é para louco?
Psicoterapia é para louco?
Partindo do pressuposto que o louco é uma pessoa em estado agudo psicótico em um grau gravemente adoecido e essa é menor taxa de pacientes que buscam tratamento. A psicoterapia é pra para todos os tipos de pessoas desde aquelas profundamente doentes até aquelas saudáveis que buscam melhorar sua performance emocional, cognitiva e de desenvolvimento pessoal.
Psicoterapia é só para pessoas ricas?
Psicoterapia é para rico?
Não, há muitos psicólogos atendendo a preços acessíveis e até mesmo
instituições que prestam serviço de psicoterapia de graça. Como exemplo o
SUS que fornece esse tipo de serviço que é essencial para saúde.
Precisar de ajuda profissional é ser fraco ou fresco?
Psicoterapia é coisa de gente fresca ou gente fraca?
Psicoterapia não está relacionada com frescura, porque sofrer e algo comum da nossa espécie humana, ninguém passa na vida sem sofrer.
Psicoterapia também não está relacionada com fraqueza, se o sofrimento é algo eminente não é fraqueza ter dificuldade de lidar com o sofrimento, pois é algo corriqueiro.
O sofrimento afeta nosso humor, nossa cognição, nossa saúde e nossa própria existência. Todos nós em algum momento da vida precisamos de ajuda para lidar com nossos conflitos internos ou externos.
E de que forma viver uma vida mais plena do que com uma ajuda profissional? Ter alguém que não te julgue, que te compreenda e que ajude você a construir a melhor versão de você mesmo, é incrível.